Guilda HERÓIS DA ALIANÇA
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[TUTORIAL]Sobre AGGRO

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Mensagem por Hommerr Sex 10 Fev 2012, 03:18

Bom nessa andanças pela net achei um tutorial EXTREMAMENTE importante para todos que querem ser alguma coisa no wow......Sobre AGRO.Visto que muitas vezes fazemos @#$@$ mesmo em dgs e raids acho que esse tutorial será de extrema importancia para todos.O guia está em portugues de portugal mas dá para entender totalmente.Não tem preguissa porque esse gui ajudamuito.leiam.

fonte:http://massivo.net/world-of-warcraft/aggro-um-guia/

Agressão (Aggro)


Resolvi escrever este guia devido a uma situação que surgiu ontem
durante uma masmorra (raid) que fiz. Houve alguma discussão (amigável) entre um
jogador dano (dps) e a minha pessoa (tanque (tank)), sobre este tema.Voltei a ler a
informação da wowpedia e confirmei os meus conhecimentos. São estes
conhecimentos que venho aqui partilhar com todos:

Muitos já devem ter reparado que algumas habilidades falam em ameaça (threat), ou ao menos ouviram/leram a palavra.

Mas o que vêm a ser isto de ameça (threat) e agressão (aggro)? E como estão relacionados?

A maneira que eu confeccionei para entender melhor foi da seguinte forma:

Ameaça (Threat) é uma medida de Agressão (Aggro)


(tal como metros é uma medida de distancia, ou quilos uma medida de peso)

Tendo isto em mente é fácil começar a explicar o funcionamento da
mecânica, e vamos passar por vários pontos. De notar que ameaça (threat) apenas
funciona num ambiente de JxA (PVE). Em JxJ (PVP) agressão (aggro) e ameaça (threat) não são chamadas ao combate.

Base


Vamos começar com os pontos de base, para ter a teoria mais ou menos interiorizada, para mais tarde ir para os pontos avançados.

1: 1 ponto de dano equivale a 1 ponto de ameaça (threat)


Simples, por cada ponto de dano
causado vocês ganham 1 ponto de ameaça (threat).acontece que,
desde que foi implementado na expansão Wrath of The Lich King um
medidor de ameaça (threat), o jogo não usa casas decimais, pelo que para o jogo 1
ponto de dano vai ser considerado como 100 ameaça (threat). (que equivaleria a
1,00) . Para simplicidade deste guia, vou usar o teorema colocado.

Ex1: Bruxo_1 (Warlock_1) causa 500 de dano no inimigo, Bruxo_1 (Warlock_1) têm agora 500 de ameaça (threat).

2: 1 ponto de cura (healing) equivale a 0,5 pontos de ameaça (threat)


Ao contrário do dano, cura (healing) apenas causa
metade da ameaça (threat) por cada ponto de cura (healing). Mas não se fica por aqui.
Apenas curas efectuadas contam. O chamado overheal (a cura além do máximo de pontos de vida) não cria ameaça (threat).

Ex1: Sacerdote_1 (Priest_1) cura Guerreiro_1 (Warrior_1) por 1000 de
vida (Warrior_1 estava com 2500/7000 hp). Priest_1 têm agora 500 de
threat (0,5 threat por cada 1 ponto de heal)

Ex2: Priest_1 cura warrior_1 por 1000 de
vida (Mas Warrior_1 estava com 6500/7000 hp) Priest_1 têm agora 250 de
threat (efectivamente só foi curado 500 de vida, os restantes 500 foram
overheal)

A threat criada por heal é dividida por todos os inimigos em combate.

Ex1. Priest_1 cura Warrior_1 por 1000 de
vida (Warrior_1 estava com 5000/7000 hp). Warrior_1 estava a ser atacado
por 5 inimigos. Priest_1 têm agora 100 de threat em cada inimigo (500
de healing efectuado a dividir pelos 5 inimigos)

3: Não há threat negativa, e a threat não decai


Como indicado não é possível ter threat negativa. O mínimo é 0 (zero). Alem disso a threat não decai por si mesma… Bom mais ou menos:

-> Esta parte seguinte é especulação:
Li uma vez um teste feito, mas na altura da WotLK, sobre o facto da
threat decair ou não. Os resultados foram algo do género: Após uma
semana a threat decai uma média duns 100. Completamente irrisório e como
tal pode-se concluir que para efeitos reais de jogo. A threat não
decai.

4: Buffs, debuffs; mana, rage regen geram threat (dividida entre todos os inimigos)


Usar uma buff no grupo/player gera threat.
É uma quantidade baixa, mas se o tank tiver a 0 (zero) de aggro e
um Priest usar um Power Word: Fortitude, o inimigo vai atacar o Priest.

O mesmo com as debuffs. Um Warrior que use
o Demoralizing Shout em inimigos vai aumentar a sua threat (é também uma quantidade insignificante e também é dividido por todos os inimigos).

Se a mana regen, ou a rage aparecerem no combate log então criam threat. Não
são contabilizados para este efeito regeneração normal, como por
exemplo a regeneração de mana por spirit. 1 ponto de mana regen equivale
a 0,5 threat. 1 ponto de rage equivale a 5 de threat.

Avançadas


Após o básico vamos entrar em campos mais avançados

1: Tanks causam 3x mais threat com tudo


Com esta expansão a Blizzard alterou um
pouco a mecânica dos tanks. Existem 4 classes capazes de tankar, e se
estas estiverem nas condições e com as buffs corretas vão gerar 3x mais
threat. São elas:

1. Death Knight -> Blood Presence;

2. Druid -> Bear Form;

3. Paladin -> Righteous Fury

4. Warrior-> Defensive Stance

Olhando para a tooltip de cada uma vemos um aumento de threat por um adicional 200% (ou seja a nossa threat mais 200% o que equivale efectivamente a 3x mais threat)

Estas classes foram feitas para tankar, dai a Blizzard ter dado um bónus à criação de threat por parte destas.

2: Alteração de valores threat por percentagem (%) é multiplicativa.


Este ponto vai ser necessário um pouquinho
de matemática. A threat é multiplicativa. Um exemplo é a maneira mais
prática que tenho para demonstrar.:

Ex1: Um aumento de threat por 20% equivale
a: (supondo uma threat normal, sem mais nenhum valor misturado) 1.00
*0.2 = 0.2 -> 1.oo + 0.2 = 1.20 (Como é um aumento de threat ficamos
com 1.20 threat por cada ponto )

Ex2: O mesmo acontece com a redução. Uma redução de 30% ficaria assim: 1.00 *0.3 = 0.3 -> 1.00 – 0.3 = 0.7 threat.

Ex3: Um aumento de 20% na threat mais um
outro aumento de 30% na threat: 1.00 * 0.2*0.3 = 1.20*0.3 = 1,56 threat
(e não 1,50 como seria com uma soma)

Ex4: O mesmo se passa para a redução,
imaginando -30% de threat e outra redução de menos 20% ficamos com: 1.00
* 0.2 *0.3 = 0.8 *0.3 = 0.56 de threat gerada ( e não 0.5 como se
esperaria)

3: Tabela de Aggro


Todos os inimigos, assim que entram em
combate, têm uma tabela de aggro, na qual cada player está numa posição
com a sua relativa quantidade de threat.

4: Puxar a aggro


Aqui as coisas começam a ficar complicadas.
Apesar de parecer simples, no ponto a seguir (6) as coisas mudam.

Para melees (ou seja a distancia
suficiente para bater no inimigo com as suas armas, ou patas se for
druid) para puxar a aggro é só passar a threat do alvo do
inimigo em 10% para passar a ser o novo alvo do inimigo.

Para ranged essa percentagem passa a ser 30%.

5: Taunts (e companhias)


Considero como taunt qualquer habilidade
que tenha o mesmo conjunto de características da habilidade de Warrior
designada por “taunt”. São do meu conhecimento as seguintes habilidades
englobadas nesta categoria:

Death Command e Death Grip (Death Knight),
Growl (Druid), Hand of Reckoning e Righteous Defense (acerta em 3
targets em vez de 1 so) (Paladin), Taunt (Warrior)

O taunt (e companhias) sempre foi muito
debatido entre vários colegas de guild, e outros players. Venho aqui
tentar mostrar como funciona o taunt no ambiente do jogo. Ao efectuar um
taunto acontecem 3 coisas:

1. O inimigo é forçado a atacar o player que fez taunt durante 3 seg. Nesses 3 segundos o inimigo não sai do player que fez taunt (supondo que o player não morre)

2. Coloca a threat desse player igual à threat do player que o inimigo está a atacar. (IMPORTANTE ESTE DETALHE)

3. O player que fez taunt passa a ser o target do inimigo (sem ser necessário passar 10% de threat) (mais exemplos a seguir)

Existem algumas habilidades interessantes, e com mecânicas semelhantes (mas não iguais) das quais faço citação:

Challenging Rawr (Druid), Challenging Shout (Warrior), Distraction Shot (Hunter)

Ao contrário do taunt normal, estas
habilidades apenas criam o primeiro ponto do taunt mas durante 6
segundos (em vez dos 3). Ou seja o(s) inimigo(s) atacam o player que fez
essa habilidade durante 6 segundos, depois perseguem quem estiver mais
alto na threat.


[TUTORIAL]Sobre AGGRO Taunts-e1304349570935 Os 4 taunts


6: Exemplos dos tópicos 3, 4, 5


Como repararam não coloquei exemplos em
nenhum dos tópicos anteriores. Vão ser todos colocados neste tópico e
alguns vão ter os 3 tópicos juntos.

Ex1: Ao puxarem o inimigo, reparamos que
entramos em combate, mesmo sem termos feito nada (normalmente acontece
em instâncias). Neste momento estamos na tabela de aggro do inimigo com 0
(zero) pontos de threat

Ex2: O chamado body pull efectuado muitas
vezes pelos tanks (ir ao pé do inimigo para ele atacar) apenas faz como
que esse tank apareça na tabela de aggro (com 0 (zero) de threat ). Em
instâncias normalmente implica que todos os players entram em combate
também, logo ficam na tabela de aggro. Mas como o tank foi o primeiro
player visto este vai ser o alvo dos inimigos.

Ex2.1: (continuação do Ex2) O nosso
conhecido Priest, vendo o tank a puxar 5 inimigos, rapidamente põe o seu
famoso escudo a volta do Warrior. Uma buff portanto. Como o tank apenas
tinha feito um body pull, e estando a 0 de threat temos agora todos os
inimigos a voltarem-se para o priest. ( A buff criou threat, e apesar de
ser mínima, como o tank tinha 0 de threat é suficiente para atrair os
inimigos)

Conclusão destes 2 exemplos. Um body pull
acontece frequentemente, quer seja por Dps distraídos e puxam uma
patrulha, ou um healer que se desvio demais. No entanto verifica-se que a
threat nestes casos é minima e muitas vezes basta um auto ataque do
tank para ficar com a aggro. Não é necessário desperdiçar um taunt
nestas situações. Basta o tank ter em atenção como o pull foi feito, e
tentar, agarrar os inimigos o mais rápido possivel.

Ex3: Um tank está com 500 de threat, a
bater num inimigo. No entanto o super ladino salta das sombras com um
potente ataque e causa 2000 de threat. Temos agora o inimigo a bater no ladino e uma tabela de aggro deste aspecto:

ladino: 2000

Tank: 500

O nosso tank, sempre atento não vai deixar
o ladino morrer, e com reflexos de super homem usa o seu taunt. Pelo
postado no tópico 4 temos o inimigo a atacar o tank durante 3 seg e a
tabela de aggro da seguinte forma:

Tank: 2000

Rogue: 2000

Se repararem o tank não
passou os 10% necessários para um melee puxar a aggro. Mas se se
recordam do ponto 3 na secção de taunts, ele não necessita. Depois do
taunt o tank passa a ser o novo alvo do inimigo.



Ex4: Quero realçar este exemplo pois vai ser o maior, e do qual vou realçar os perigos que podem suceder num combate real.

Vamos por em prática tudo o que aprendemos
até agora e ver como as coisas podem dar errado. Imaginemos o seguinte
exemplo: Tabela de aggro:

1->Hunter 1250

2->priest (healer) 1200

3-> ladino 1099

4-> Warrior (tank) 1000 -> Alvo do inimigo de momento.

O número inicial indica a posição desse
player na tabela de aggro, e o numero em frente a quantidade de threat.
Como devem se lembrar, apesar do nosso tank neste exemplo não ser o
primeiro na lista, continua a ser o alvo do inimigo, porque: o ladino não
passou os 10% de threat necessários para puxar a aggro. O priest e o
hunter não passaram os 30% necessários para puxar a aggro.

Nota: Apesar de parecer impossível, está
tudo dentro dos parâmetros da mecânica da aggro, não foi nada inventado
aqui e é uma situação que pode perfeitamente acontecer. Alguma gafe que
tenha cometido terei todo o prazer em corrigir e a aprender.

Continuando. Imaginando o nosso ladino
acabou de causar 2 pontos de threat. Passando efectivamente os 10%
necessários para puxar a aggro. O inimigo começa a atacar o ladino,
passamos a ter a nossa tabela assim:

1->Hunter 1250

2->Priest (healer) 1200

3-> ladino 1101 -> Alvo do inimigo de momento.

4-> Warrior (tank) 1000

O nosso tank, sempre atento usa o seu taunt puxando de novo a aggro para si, ficando a tabela de aggro da seguinte forma:

1->Hunter 1250

2->Priest (healer) 1200

3-> Warrior (tank) 1101 -> Alvo do inimigo de momento.

4-> ladino 1101

Durante 3 seg (ponto 1 da secção de taunt) o inimigo vai atacar o nosso tank. MAS a threat do nosso tank é igual à do player que tinha aggro e não (ênfase total no “não”) a do player no topo da lista.

O nosso hunter continua com os seus tiros e
passa os 30% da threat to alvo do inimigo (neste caso o alvo ainda é o
tank) Imaginemos a tabela assim:

1->Hunter 1600 -> Alvo do inimigo de momento.

2->Priest (healer) 1300

3-> Warrior (tank) 1200

4-> Rogue 1150

O nosso super tank fez o que pode
anteriormente mas agora o taunt está em cooldown, ele corre atrás do
inimigo para tentar recuperar a aggro. O hunter perante tão grande besta
à sua frente usa as habilidades ao seu dispor para se ver livre de
tamanho perigo. Feign Death (Esta habilidade, reduz a threat do hunter
para 0 (zero) em relação a todos os inimigos que não resistam). O hunter
fica a 0 (zero) de threat. Olhem para a tabela de cima, e diga-me quem é
o novo “lider” na threat? Exactamente, nova tabela de aggro:

1->Priest (healer) 1300 -> Alvo do inimigo de momento.

2-> Warrior (tank) 1200

3-> Rogue 1150

4-> Hunter 0 (zero)

E agora? Relembrando o warrior tem o taunt
em cooldown, o inimigo dá 2 chapadas no pobre do priest, que só estava a
fazer o seu trabalho e morre. Não há ninguém para curar. O tank vai a
seguir e depois os dps. Party morta.

voltando no inicio, algo que podia
facilmente ser evitado se houvesse um pouquinho mais de
conhecimento/humildade. Bastava neste exemplo o hunter ter feito Feign
Death antes para limpar a sua threat antes de puxar. Ou bater com um
pouquinho menos de força durante um pouquinho de tempo para o tank criar
mais threat.

Extras


Existem n habilidades que alteram a threat gerada. Sejam passivas e
aqui a maior parte estão associadas aos tanks (Ex: Blood Presence dos
Death Knights) Ou activadas (Ex1: Shield Slam do Warrior que gera 130%
do dano + 231 em threat. Ex2: Searing Pain do Warlock gera, 200% do dano
em threat).

Existe também várias habilidades que reduzem a threat. Sejam
passivas, (Exemplo um druid em cat form gera menos 30% de threat (0.7) )
Ou activas (Feint do rogue que reduz em 5% a threat)

Nesta página podemos ver quais as habilidades que as diferentes classes podem usar para
alterar a threat. Foi também aqui que aprendi muito do que escrevi neste
guia.

Addons


O próprio jogo mostra a threat na tooltip, em percentagem, não é
muito explicito, no entanto existem vários addons desenhados para
mostrar a threat de forma mais clara. O mais conhecido será talvez o Omen
[TUTORIAL]Sobre AGGRO OmenUma configuração do Omen


Alguns addons permitem configurar como querem que apareça as barras.
Alguns fazem de forma a que a barra só passe a do tank quando
efectivamente passarem os tais 10% ou 30% da threat.








Bom pessoal espero que esse guia ajudem vcs....eu achei extremamente util...e não esqueçam de pegar esse addon o omen mencionado no guia.Usem o meu tutorial de addons e localizem ele.vlw e herois da aliança sempre.
Hommerr
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Mensagem por Ohm Sex 10 Fev 2012, 04:10

Muito legal o tutorial! Parabéns!
Pena não ter os termos em português, mas já traduzi algumas coisas...
Ohm
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Mensagem por khaen Sex 10 Fev 2012, 07:00

Lindo tutorial! Parabéns tiu!

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Mensagem por Ramsses Sex 10 Fev 2012, 13:18

Muito bom o tutorial, tirou várias duvidas que tinha em relação a aggro. Obrigado.

Isso mostra como nós tankes somos injustiçados...rsrs.
Ramsses
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Mensagem por Sarasvati Sáb 11 Fev 2012, 13:19

Huahuahau dei muita risada com algumas coisas, imaginei a gente fazendo masmorra e acontecendo essas coisas...

Como DPS posso dizer que nunca é ideal reduzir a threat ao mínimo, só o suficiente para o tanker pegar o aggro... Eu já vinha tentando fazer isso e agora esse tuto me deu certeza. Senão... O Healer pode se ferrar. E acho que já presenciamos situações parecidas. Neutral

Uma coisa é fato, no caso de descontrole do agro, os dps tem que deixar o tanker fazer o trabalho dele e o tanker tem que estar atento para aumentar sua threat ao máximo tbm. Como? DPS TEM QUE DEIXAR A PORCARIA DO TANKER BATER PRIMEIRO E PEGAR A AGGRO ANTES DE COMEÇAR A BATER Mad , tbm não esquecer de bater no mob que o tanker está batendo (sei que as vezes é difícil pra qm usa tab, como eu) e quando a ameaça ficar muito alta, usar golpes que geram pouca threat. (No meu caso venho tendo dificuldades pq tem vezes que pego o aggro no primeiro tiro, mesmo com todas essas medidas, aí acho que a aggro do tanker está baixa). Quanto ao healer... Bem, no caso de medidas extremas, o healer tem q cuidar é do tanker e de si mesmo. Tendo healer e tanker, dá ressuscitar os dps mortos. lol! Mas se todo mundo trabalhar direitinho, o healer não vai pegar a aggro nun
ca.
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